sábado, 23 de maio de 2009

Outros [doces] Bárbaros




Final de semana doce e bárbaro



O que se pode esperar de um final de semana com chuva e uma ida ao supermercado?
Pois num sábado à noite, quando decidi fazer compras, eis que me deparo com uma sessão de DVDs, bem escondida, num canto do supermercado. Após verificar cada um, fui tomada por uma grata surpresa: o DVD Outros [doces] Bárbaros com um custo de inacreditáveis R$10,00.
Foi assim que o encontro de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia, filmado pela Conspiração Filmes em parceria com a Biscoito Fino, veio parar em minhas mãos.
Com um repertório muito bem selecionado, o DVD registra momentos do ensaio para os shows na Praia de Copacabana (Rio) e no Parque do Ibirapuera (SP), coletiva de imprensa e partes dos shows, tudo realizado no ano de 2002, após 26 anos da primeira gravação do encontro dos quatro artistas que melhor representam a música popular no Brasil.
Gil, muito inspirado, cuida da produção musical do show e lidera os ensaios da trupe, participando de momentos hilários, como uma pequena discussão com Bethânia sobre a forma de divisão de uma música que seria cantada pelos quatro.
Bethânia, por sinal, afirma sua personalidade forte, dando grandes e fundamentais palpites na montagem e escolha das canções. A baiana se mostra muito mais brincalhona e sorridente do que de costume. Assim, podemos perceber que o clima é de pura alegria e descontração, o que só afirma a intimidade e afinação existentes entre o grupo desde tempos passados.
Caetano, mais do que os outros, cuida da parte intelectual do grupo. É ele quem responde a maior parte das perguntas feitas durante a coletiva (ficando bravo em alguns instantes, mas nunca perdendo o bom humor, que é contagiante em todo o DVD) e assume um pouco a postura de líder, de representante do bando.
Gal, apesar de poucas palavras, também faz graça. Atenta a todas as decisões, não perde o momento de contar histórias engraçadas e rir da teimosia de Gil frente a uma afirmação de Bethânia.
No palco, os quatro presenciam momentos emocionantes e retomam o mesmo entusiasmo de antes, quando cantavam contra a repressão existente devido ao período de ditadura que se instalou sobre o Brasil. Destaque para as músicas “O Seu amor”, composição de Gil, que faz uma jogada com o lema do regime “Brasil, ame-o ou deixe-o”, trocando-o por “O seu amor, ame-o e deixe-o livre para amar” e também para “Esotérico” interpretada de forma delicada e leve somente pelas meninas do grupo.
Para afirmar a alegria, que como já disse, é contagiante durante todo o filme, destacam-se “Antonio” e "Gênesis".Para fechar, uma canção nova, intitulada “Outros Bárbaros” (daí o nome do DVD), composição de Gil que fala sobre o atual momento de reencontro dos velhos, doces e bárbaros amigos baianos.
Outros [doces] Bárbaros é uma fascinante e emocionante opção para se revisitar grandes momentos da MPB. Um grande programa para um final de semana com chuva, do qual não se espera nada.